O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade. Albert Einstein
Pesquisar este blog
terça-feira, 19 de dezembro de 2017
Governador do RN ainda não sabe quando nem quanto vai receber de ajuda financeira da União
O Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), ainda não tem definidos a data para o recebimento da ajuda financeira que ele foi buscar em Brasília junto ao governo federal nem o valor que o estado deve receber para poder pôr em dia o pagamento dos salários atrasados dos servidores públicos.
Nesta terça (19), em nota, Robinson disse que estava no Distrito Federal trabalhando nas providências legais para conseguir a liberação dos recursos o mais rápido possível. “Vim para Brasília e, ontem mesmo, fui recebido pelo presidente Temer e pelo ministro do Planejamento, Diogo Oliveira, para definições de formato e datas para a liberação dos recursos – da ajuda federal que estamos, com muita luta, conseguindo viabilizar neste final de ano”, explicou.
E acrescentou: “Hoje, estamos aqui trabalhando nas providências legais para que essa liberação ocorra o mais rápido possível. O ministro Diogo e o presidente Temer marcaram para a próxima segunda-feira (25) a publicação da medida provisória com a referida liberação. Estamos tentando encurtar esse prazo”.
Por fim, o governador destacou: “Estamos juntos, lado a lado, nessa batalha. Estou focado em todas as medidas necessárias para que nada impeça que esses recursos cheguem ao nosso estado e às contas dos servidores, o mais rápido possível”.
SOCORRO DE R$ 965 MILHÕES
O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou o envio de recursos do Governo Federal ao Rio Grande do Norte com o objetivo de custear as despesas com a folha de pessoal do Estado, que estão em atraso. O Governo do RN pediu socorro financeiro de R$ 965 milhões ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Contudo, a pasta vinculada à União não tem a obrigação de mandar para o estado potiguar o total desse dinheiro.
Pressão
Robinson Faria está pressionado. Ele se reuniu nesta segunda-feira (18) com representantes dos sindicatos dos servidores, mas também não deu previsão para honrar com as folhas de novembro, dezembro e com o 13º salário. Na saída, o carro do chefe do Executivo foi apedrejado pelos funcionários públicos, que chegaram a entrar em conflito com seguranças.
Sem receber salários, e sem qualquer definição de um calendário de quando o pagamento será feito, a Polícia Militar amanheceu aquartelada nesta terça-feira (19). Na capital, em cidades da Grande Natal e também em cidades do interior, pelo menos 60% da frota ficou aquartelada e não saiu às ruas. O protesto foi batizado de 'Segurança com Segurança'. Associações de praças explicaram que a medida é para dar segurança aos policiais e bombeiros militares que, sem receber salários e sem condições estruturais de trabalho, se negaram a sair em patrulhamento.
Atendimentos suspensos
Também por causa dos salários atrasados, servidores da saúde suspenderam os atendimentos nos centros cirúrgicos dos hospitais Ruy Pereira e Walfredo Gurgel, ambos na Zona Leste de Natal. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou que tem conhecimento das paralisações e que vai trabalhar para regularizar os salários dos servidores.
G1 RN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hoje, 2 de julho, Brumadinho registrou mais 14 exames positivos para o novo coronavírus.
Hoje, 2 de julho, Brumadinho registrou mais 14 exames positivos para o novo coronavírus.
-
Uma discussão por causa de trânsito por pouco não provocou uma morte por volta das 21 horas deste domingo (22), em Pombal. O acusado, ...
-
24 de outubro (Bloomberg) -- A Solvay interrompeu a produção em algumas unidades no Brasil em meio à falta de água, expandindo a lista de em...
-
Mau momento do mercado e mudanças na matriz energética podem diminuir lucro do País Campo de Libra será explorado por consórcio de cinco emp...
Nenhum comentário:
Postar um comentário