Rio Piranhas na região de Jucurutu - (FOTO: Edilson Silva)
Sidney Silva – A cidade de Jucurutu/RN, vai entrar em colapso total de água nos próximos 10 dias. A informação foi confirmada pelo diretor regional da Companhia de Águas e Esgotos – Caern em Caicó, José Nilson de Araújo. Ele confirma que parte da população local já está sendo abastecida por carros-pipa, por que o sistema convencional do órgão não consegue fornecer água suficiente.
“Nós já determinamos que a fatura dos consumidores não vai chegar. No próximo mês a população de Jucurutu não vai pagar a fatura. Não tem lógica haja vista não ter água. Nesse mês de setembro nós ainda conseguimos fornecer água, mas, agora está impossível. Infelizmente vamos parar o fornecimento e a cidade será abastecida por carros-pipa“, disse ao Blog Sidney Silva.
A água do Rio Piranhas não está mais chegando aos locais de captação da Caern. Ao longo das últimas semanas, técnicos identificaram que moradores ribeirinhos do referido rio, fizeram barramentos das águas, e por caus disso foi realizado um trabalho com o apoio da Polícia Militar e muitos pontos foram desobstruídos, mas, ao que parece, não foi o suficiente.
Sobre a cobrança das faturas por parte da Caern a população de Jucurutu, os moradores fizeram dois protestos. Foram às ruas reclamar.
Outras cidades do Seridó, já estão colapso total de água, são elas: Ipueira, Equador, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó. Na cidade de Cerro Corá, o açude Pinga, está com o reservatório perdendo água rapidamente, e em breve poderá ser abastecida por carros-pipa.
Itans
O Departamento Nacional de Obras Contras às Secas – Dnocs, faz o monitoramento diário do açude Itans de Caicó. De acordo com o órgão, o reservatório está, nesta terça-feira, (22), com 11 milhões, 760 mil metros cúbicos de água, o que é equivalente a 14,39% de sua capacidade. Quando está cheio, o Itans atinge 85 milhões e 750 mil m³. Seu volume morto, ou seja, quando a água fica imprópria para o consumo humano, é atingido quando estiver com 4 milhões e 800 mil metros cúbicos de água.
Diante do volume atual do reservatório, se fizermos uma conta rápida, constamos que com a perda de mais 6 milhões 960 mil metros cúbicos de água e tingi o nível impróprio para o consumo.
Atualmente dezenas de carros-pipa oriundas de cidades do estado da Paraíba, como Riacho dos Cavalos, Brejo dos Santos e Catolé do Rocha, estão retirando do Itans. Todos os dias, em média, 30 carros são vistos no reservatório.
O diretor do órgão em Caicó, Eduardo Farias, disse que tem feito contatos com instituições diversas para tentar minimizar a retirada de água do Itans, por parte de carros-pipa da Paraíba.
“Nós sabemos que assas pessoas vêm com autorização de nossa direção estadual. Eles não vêm aqui pedem, ligam para o Dnocs em Natal. Estamos tentando pelo menos amenizar essa retirada, porque, identificamos que o açude Baião localizado na cidade paraibana de São José de Brejo do Cruz, está com cerca de 17 milhões de metros cúbicos de água, o que é suficiente para as comunidades locais por algum tempo“,
disse ao BlogSidney Silva.
O reservatório em questão tem capacidade de armazenar 39 milhões, 226 mil e 628 metros cúbicos de água, e atualmente estaria com 45,5%.
BlogSidney Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário