Mossoroense e caicoense vencem Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Cristiane Rodrigues e Maria Santos recebem prêmio esta semana.
Cristiane Rodrigues e Maria Santos recebem prêmio esta semana.
Cristiane Rodrigues é campeã na categoria Empreendedor Individual (Foto: Fred Veras/Sebrae) |
“A intenção do prêmio é estimular o empreendedorismo feminino no Brasil. É crescente o número de mulheres que empreendem e o Sebrae quer valorizar essas empreendedoras e, através desse reconhecimento, inspirar outras empresárias”, explica a coordenadora estadual do prêmio, Etelvina Costa. Dados da pesquisa GEM, divulgadas no início do mês, mostram que, no Nordeste, 52% das empresas estão nas mãos das mulheres. Segundo Etelvina Costa, a premiação serviu para elevar a auto-estima das vencedoras de edições anteriores e o aprimoramento dos negócios, por meio de capacitações. Cristiane Rodrigues e Maria das Neves Costa representam o Rio Grande do Norte em Brasília (DF) na solenidade de entrega da etapa nacional, programada para o dia 7 de março.
Salada de Frutas
A escolha das empreendedoras diante de outras 52 candidatas não foi à toa. Com visão empreendedora aguçada, a mossoroense Cristiane Oliveira uniu os benefícios de uma alimentação baseada no conceito saudável às necessidades do mercado e transformou salada de frutas em um negócio lucrativo. A ideia, que teve início em 2007, com apenas R$ 4 de investimento cresceu. Hoje, a Salada da Galega é uma empresa formalizada e reconhecida na cidade. Além de garantir o sustento da família ao final do mês, a iniciativa vitoriosa rendeu à empreendedora a vitória na etapa estadual do prêmio. “Tentei vender comida típica, mas no primeiro dia de venda tive prejuízo, porque as pessoas não aceitaram bem o mugunzá. Sempre perguntavam se era salada. Foi aí que resolvi investir no produto, com os quatro reais que tinha apurado. E deu certo”, comemora.
Hoje, além das cerca de 200 porções de saladas que comercializa em seu carrinho no ponto de venda fixo e na residência da família, a empreendedora já fornece o alimento para um total de seis lanchonetes da cidade. Outro foco do mercado são os buffets, para os quais também já começou a fornecer. Diariamente são produzidos cerca de 30 quilos de salada, e cada 200 gramas são vendidas a R$ 2. Os bons resultados estimulam a empreendedora, que, com o dinheiro conquistado com a venda da salada, deu entrada em uma casa, onde pretende montar a sede da empresa.
“Minha salada já possui diferencias frente às demais, como marca oficial, tabela com valores nutricionais, e higiene completa. Mas quero crescer ainda mais e consolidar ainda mais meu negócio junto com meu marido, que largou o emprego e hoje me ajuda no negócio”, prevê.
Coaching
A caicoense Maria das Neves Batista Costa começou a sua trajetória empresarial como sócia do escritório de contabilidade em 1988 e hoje é a sócia majoritária. Mas a mulher se destaca pela atuação. Escreveu o livro ‘Liderança de Alta Performance da Estratégia’, lançado na Feira do Empreendedor de 2010, e criou a Associação dos Fabricantes de Boné do Seridó (ASFAB). Membro do Projeto Mulher Contabilista do Rio Grande do Norte e da Comissão Científica do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RN), ela sentiu a necessidade de inovar para atender as novas tendências e fez um curso de formação em Coaching, sendo certificada pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, em Coaching Integral Sistêmico.
“Estou aplicando esse treinamento em todo o Brasil. Atualmente, sou uma Coach Business Contábil, que é um trabalho muito gratificante, pois possibilita uma verdadeira transformação na vida das pessoas”, relata. Durante esses 24 anos de funcionamento, a empresa Econat se expandiu sob o comando de Maria das Neves Santos. Hoje, a matriz possui outros cinco novos escritórios de contabilidade e continua no mercado de trabalho de forma lucrativa.
A empreendedora aposta na educação continuada, investindo na inclusão dos professores e portadores de necessidades especiais. “É essa a contribuição da minha empresa para alavancar a educação, pois acredito que as mudanças sociais perpassam pela educação continuada. Sou movida a desafios e metas, trabalho com foco e energia”. Ela recebe o prêmio no próximo dia 27, durante almoço no Restaurante Panificadora Seridó.
Do G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário