O alemão Joseph Ratzinger viverá pelos próximo dois meses em Castel Gandolfo, residência de verão dos papas
Antes de deixar o Palácio Apostólico, local onde viveu de 2005 até hoje, o alemão Joseph Ratzinger cumprimentou cardeais, freiras e funcionários que trabalham no Vaticano, recebendo muitos aplausos.
Bento 16 seguiu para Castel Gandolfo, onde fica a residência de verão dos papas, situada a cerca de 27 km ao sul da Cidade do Vaticano.
Ele viverá no local pelos próximos dois meses, até que sejam concluídas as obras de reforma de um monastério no Vaticano, que será sua casa oficial pelo resto de sua vida.
Por volta das 17h30 locais, Joseph Ratzinger aparecerá na janela do Palácio de Castel Gandolfo para saudar os fiéis. Esta será a última aparição pública de Bento 16 com as vestes de pontífice.
Eleito em 19 de abril de 2005, Bento 16 é o primeiro papa a renunciar ao cargo máximo da Igreja Católica nos últimos 600 anos. Oficialmente, o fim do papado ocorrerá às 20h na Itália (16h em Brasília), dando início ao período de Sé Vacante. O conclave que vai escolher o próximo papa será convocado amanhã.
Última reunião
A portas fechadas, Bento 16 realizou hoje sua última reunião com os cardeais da Igreja Católica. Ele ofereceu ao futuro papa sua "incondicional obediência".
"A partir de hoje, prometo ao futuro papa minha incondicional reverência e obediência", disse Bento 16, primeiro papa a renunciar ao seu pontificado em sete séculos.
— Continuarei próximo a vocês em orações, especialmente nos próximos dias [...] quando vão eleger o próximo papa.
"Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou o papa após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor.
noticias.r7
Nenhum comentário:
Postar um comentário