Orquestra Sinfônica de Teresina fará homenagem à Dominguinhos.

Arurélio Melo disse que Orquestra fará homenagem à Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1)
O sonoplasta e produtor cultural piauiense José Dantas revelou que Dominguinhos iria lançar uma versão da música "Teresina" em seu novo CD. A gravação foi realizada em 2011, como forma de agradecimento pelo título de cidadão teresinense que ele recebera em 2008. “Foi uma forma de homenagear a cidade pelo título recebido. Não havia previsão de lançamento do novo CD do cantor, mas eu soube que eles estavam quase finalizando”, disse.

O sonoplasta e produtor cultural piauiense José Dantas revelou que Dominguinhos iria lançar uma versão da música "Teresina" em seu novo CD. A gravação foi realizada em 2011, como forma de agradecimento pelo título de cidadão teresinense que ele recebera em 2008. “Foi uma forma de homenagear a cidade pelo título recebido. Não havia previsão de lançamento do novo CD do cantor, mas eu soube que eles estavam quase finalizando”, disse.

GNews - Dominguinhos (Foto: GloboNews)
O maestro Aurélio Melo, autor da canção, disse que o fato é um grande presente para a cidade e que a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) quer fazer uma homenagem ao cantor no dia do aniversário de 161 anos da capital. “Antes de morrer, Dominguinhos deixou um grande presente para Teresina que foi a gravação dessa música. Nossa intenção é pegar esse material e tocar junto com OST no aniversário de Teresina, no dia 16 de agosto”, conta.
Aurélio é mais um a lamentar a morte do mestre sanfoneiro. “Lamento por tudo e pela música nordestina, pois não sei o que as futuras gerações terão que ouvir. O forró que hoje se escuta é uma música banalizada. Eu, como músico, colocarei as canções dele e de Luiz Gonzaga nos espetáculos da orquestra e espero que os outros artistas que conheçam o legado dos dois façam o mesmo”, afirma.
Sobre a possibilidade da homenagem durante o aniversário da cidade, José Dantas disse que vai conversar com a equipe que participou da gravação, esperar o clima de comoção acalmar e definir com Aurélio sobre o projeto. “Vou conversar o maestro para liberar o áudio da gravação para que o seja feito o arranjo da música para a OST”, afirma.

O maestro Aurélio Melo, autor da canção, disse que o fato é um grande presente para a cidade e que a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) quer fazer uma homenagem ao cantor no dia do aniversário de 161 anos da capital. “Antes de morrer, Dominguinhos deixou um grande presente para Teresina que foi a gravação dessa música. Nossa intenção é pegar esse material e tocar junto com OST no aniversário de Teresina, no dia 16 de agosto”, conta.
Aurélio é mais um a lamentar a morte do mestre sanfoneiro. “Lamento por tudo e pela música nordestina, pois não sei o que as futuras gerações terão que ouvir. O forró que hoje se escuta é uma música banalizada. Eu, como músico, colocarei as canções dele e de Luiz Gonzaga nos espetáculos da orquestra e espero que os outros artistas que conheçam o legado dos dois façam o mesmo”, afirma.
Sobre a possibilidade da homenagem durante o aniversário da cidade, José Dantas disse que vai conversar com a equipe que participou da gravação, esperar o clima de comoção acalmar e definir com Aurélio sobre o projeto. “Vou conversar o maestro para liberar o áudio da gravação para que o seja feito o arranjo da música para a OST”, afirma.

Wilson Serraine diz que Dominguinhos deixa um enorme legado (Foto: Gil Oliveira/G1)
Repercussão
Músicos, produtores culturais e fãs piauienses lamentam a morte de Dominguinhos, falecido nesta terça-feira após seis de luta contra um câncer no pulmão. O cantor Lázaro do Piauí foi um dos primeiros a se expressar. "Perdi um amigo e o Brasil um dos seus grandes músicos, mas ele merecia descansar. Ele era um cristal, humilde, cara da paz, nos passava uma tranquilidade e agora está no céu com o seu padrinho e Rei do Baião, Luiz Gonzaga", comenta.
O professor de física Wilson Seraine, um dos especialistas mais respeitados do Piauí e do Nordeste quando se trata de cultura popular e da vida e obra de Luiz Gonzaga, disse que o artista que está intimamente ligado ao início da carreira de Dominguinhos.
“Dominguinhos teve muita sorte de encontrar com o Gonzagão com nove anos de idade, ganhar uma sanfona e depois ainda ter sido nomeado como herdeiro musical de Luiz Gonzaga aos 15 anos. Ele (Dominguinhos) deixa um enorme legado cultural. Durante muito tempo foi ele quem levou adiante o legítimo forró nordestino”, opina.
Repercussão
Músicos, produtores culturais e fãs piauienses lamentam a morte de Dominguinhos, falecido nesta terça-feira após seis de luta contra um câncer no pulmão. O cantor Lázaro do Piauí foi um dos primeiros a se expressar. "Perdi um amigo e o Brasil um dos seus grandes músicos, mas ele merecia descansar. Ele era um cristal, humilde, cara da paz, nos passava uma tranquilidade e agora está no céu com o seu padrinho e Rei do Baião, Luiz Gonzaga", comenta.
O professor de física Wilson Seraine, um dos especialistas mais respeitados do Piauí e do Nordeste quando se trata de cultura popular e da vida e obra de Luiz Gonzaga, disse que o artista que está intimamente ligado ao início da carreira de Dominguinhos.
“Dominguinhos teve muita sorte de encontrar com o Gonzagão com nove anos de idade, ganhar uma sanfona e depois ainda ter sido nomeado como herdeiro musical de Luiz Gonzaga aos 15 anos. Ele (Dominguinhos) deixa um enorme legado cultural. Durante muito tempo foi ele quem levou adiante o legítimo forró nordestino”, opina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário