Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Eleição indefinida expõe divisão do PT estadual


A eleição para presidente estadual do Partido dos Trabalhadores expõe a divisão interna da legenda, envolvendo as divergências dos grupos favoráveis à deputada federal Fátima Bezerra contra os que estão aliados com o deputado estadual Fernando Mineiro. A votação ocorreu no último domingo, no mesmo dia em que os filiados ao PT votaram para os diretórios municipal e nacional. Mas até ontem à noite não teve o resultado proclamado. O grupo de Mineiro já comemorava a reeleição do atual presidente Eraldo Paiva. Já o grupo da deputada federal Fátima Bezerra faz uma contabilidade diferente e aponta para a conquista da presidência por Olavo Ataíde, apoiado pela parlamentar federal.

A comissão eleitoral promete para hoje o anúncio do resultado e justifica o atraso pela falha no envio de atas das eleições nos municípios do Oeste potiguar. O grande duelo ocorre porque será essa nova direção que coordenará o PT nas eleições do próximo ano.

Enquanto o resultado oficial não é proclamado, a eleição para o diretório estadual tem comemoração dos dois grupos. Os apoiadores de Olavo Ataíde garantem que ele ganhará o pleito com 36 votos de diferença, no placar de 2.017 votos a 1.981.

Já o grupo de Eraldo Paiva aponta que a vitória já está certa com uma maioria de 1%, o que aponta 50 votos, no colégio eleitoral com cerca de 5 mil votantes. O resultado será divulgado apenas hoje, com horário ainda indefinido.

O processo de apuração envolve tanta discussão que ontem na rede social Twitter, no perfil oficial do PT do Rio Grande do Norte, chegou a ser postado uma parcial, mas depois foi apagada. As únicas informações disponíveis foram publicadas ainda no domingo e apontam que Olavo Ataíde estava com 1.350 votos e Eraldo Paiva tinha 1.428 votos.

No total, o processo eleitoral envolveu 95 municípios que têm diretórios constituídos do Partido dos Trabalhadores.

Município

Em Natal, principal colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, a vitória para o diretório municipal foi do ex-vereador Juliano Siqueira, apoiado pelo deputado Fernando Mineiro. Ele obteve 60% dos votos válidos.

“E ganhamos em todos os quatro zonais”, destacou Juliano Siqueira, ressaltando que nas zonas Sul, Norte, Leste e Oeste a vitória foi dos candidatos apoiados por ele.

O novo presidente do diretório municipal do PT atribuiu a conquista a vitória da militância. “Assumi a candidatura como uma tarefa das forças que apoiaram o meu nome. É importantíssima (o pleito), mas é uma vitória da militância. É possível ganhar no PT com ideias, projetos, propostas”, disse. Para Juliano Siqueira não há mais que se falar em disputa para o diretório estadual: “Já ganhamos. Nossa maioria é de 1% dos votos com a vitória de Eraldo (atual presidente)”.

Ontem, um dos apoiadores de Olavo de Carvalho, que pediu para não ter o nome publicado, contestou o percentual apresentado pelo presidente eleito do diretório municipal. Ele assegurava que uma apuração paralela feita por apoiadores de Olavo sinalizava que o candidato de Fátima Bezerra seria o vencedor.

Os conflitos na eleição interna antecipam os empates sobre os rumos do PT para as eleições do próximo ano. Enquanto os liderados de Fátima Bezerra estão mais alinhados com a estratégia de formar uma aliança, tendo como prioridade a candidatura da deputada ao Senado, abrindo mão de concorrer ao Governo, os aliados de Fernando Mineiro insistem com a possibilidade de candidatura própria a governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hoje, 2 de julho, Brumadinho registrou mais 14 exames positivos para o novo coronavírus.

Hoje, 2 de julho, Brumadinho registrou mais 14 exames positivos para o novo coronavírus.