Novo protesto está confirmado para esta quinta-feira (20) na capital do RN.
![]() |
| Manifestantes cobram melhorias no transporte público da cidade (Foto: Felipe Gibson/G1) |
A #RevoltadoBusão recorreu à uma frase do educador brasileiro Paulo Freire para explicar a opinião do movimento sobre as mensagens do prefeito de Natal e da governadora do RN. "É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática", diz a nota enviada na noite desta terça ao G1.
Para o movimento, que vem protestando desde maio por melhorias no transporte público de Natal, exemplos de "medidas para atender os apelos da sociedade que protesta" são a redução de impostos e o destino de parte do orçamento para subsidiar os transportes.
Um novo protesto da #RevoltadoBusão está confirmado para quinta-feira (20) em Natal. A expectativa do movimento é levar milhares de pessoas às ruas da capital potiguar. O ato está marcado para acontecer às 17h nas imediações do shopping Via Direta. Nesta terça, uma plenária foi realizada no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para deliberações do movimento e definição de estratégias a serem adotadas durante o protesto.
Confira a nota completa da #RevoltadoBusão
"Seguindo o ensinamento do mestre Paulo Freire, acreditamos que 'É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática'. Só é possível acreditar que os governos do Rio Grande do Norte e do município de Natal são favoráveis aos protestos caso hajam atitudes e não apenas palavras. A redução dos impostos cobrados sobre as tarifas de ônibus, o destino de parte do orçamento para subsidiar os transportes, são exemplo de medidas para atender os apelos da sociedade que protesta".
Comissão de Comunicação do movimento #RevoltadoBusão
![]() |
| Rosalba Ciarlini, governadora do RN (Foto: Ricardo Araújo/G1) |
Governo e prefeitura emitem notas
A governadora do Rio Grande do Norte,Rosalba Ciarlini, classificou como "fortalecimento da democracia" os atos de protestos que acontecem em várias cidades do país. A declaração foi divulgada através de uma nota enviada pela assessoria de comunicação do executivo estadual.
"A minha orientação à Polícia é no sentido de manter a paz, de proteção às manifestações democráticas, garantindo a liberdade de manifestação do pensamento", diz a nota da governadora do RN. Segundo ela, o Rio Grande do Norte possui o "histórico de ser um Estado que sempre lutou pelas liberdades".
![]() |
| Prefeito diz que projeto de licitação do transporte vai a Câmara até sexta (Foto: Ricardo Araújo/G1 |
Carlos Eduardo ressalta a redução da tarifa de ônibus na capital potiguar em junho após a desoneração dos impostos PIS e Cofins sobre o transporte urbano, medida adotada pelo governo federal no fim de maio.
Protestos começaram em maio
A série de protestos por melhorias no transporte público de Natal começou no dia 15 de maio, dois dias depois da Prefeitura de Natal anunciar o reajuste da tarifa de ônibus de R$ 2,20 para R$ 2,40. O novo valor entrou em vigor no dia 18 de maio.
As manifestações continuaram e no dia 31 de maio, o executivo municipal anunciou a redução de R$ 0,10 preço após a desoneração dos impostos PIS e o Cofins sobre o transporte urbano, medida adotada pelo governo federal. No dia 4 de junho passou a vigorar a tarifa de R$ 2,30.



Nenhum comentário:
Postar um comentário