![]() |
| Urbano Faria, prefeito de Serra Negra: barragem cheia e sistema de abastecimento normalizado |
Na região do Seridó, onde um volume de chuvas acima de 500 mm já pode ser considerado “normal”, o município com maior volume acumulado de chuvas em 2013 é Caicó, com 325 mm. Porém, em alguns municípios as chuvas que caíram recentemente diminuíram o clamor da população por água potável e destinada ao consumo humano, como em Serra Negra do Norte, onde choveu, até agora, 177,8 milímetros.
O prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria, disse que os 117,2 mm de chuvas no dia 22, foram suficientes para encher a barragem da Dinamarca, que acumula seis milhões de litros cúbicos de água: “Ela começou a sangrar na madrugada deste sábado”.
Urbano Faria disse que o abastecimento de água a cargo do SAEE “é feito 100% a partir da barragem da Dinamarca”, mas que até a quinta-feira (25) estava sendo realizado apenas por caminhão pipa. “Agora o sistema de distribuição de água do SAEE foi normalizado e suspendemos o carro pipa”, avisou. Segundo Faria, caso continue a chover e a barragem Dinamarca permaneça tomando água, as outras nove barragens submersíveis que ficam à jusante da barragem principal, voltarão com o plantio de feijão e tomate, que foi interrompido em novembro do não passado e virtude da seca. “Os agricultores usam as barragens para o plantio de campo, como forragem para os animais, enquanto o feijão e o tomate, plantados sem agrotóxicos, são exportados para Campina Grande (PB) e Fortaleza (CE)”, continuou o prefeito de Serra Negra.
Faria também informou que está trabalhando para que o abastecimento de água não fique na dependência, exclusivamente, da barragem Dinamarca: “Nós já tivemos uma conversa com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, e devemos entregar em Brasília, dentro de 30 dias, um projeto para a construção de uma adutora de 37 km para captar águas do rio Piranhas”.
Outra barragem na região do Seridó, que amanheceu sangrando foi a do Sítio Encampinado, em Timbaúba dos Batistas, onde também choveu 117 mm no dia 20.
As condições atmosféricas estão propícias para chuvas de intensidade moderada a forte deste domingo até a próxima terça-feira em todo Estado, segundo o Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
A previsão baseia-se no fato de que as instabilidades provenientes do Oceano Atlântico em direção à costa leste do Rio Grande do Norte favorecem pancadas de chuvas de forte intensidade para esse período. Segundo os meteorologistas, a nebulosidade ainda é decorrente da Zona de Convergência Intertropical com atuação em todo Estado, com atenção especial para a região litorânea, entre a madrugada de domingo para a segunda e terça-feira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário