Pesquisar este blog

sábado, 10 de novembro de 2012

TCU diz que RN corre risco de não ter dinheiro para financiar Copa em Natal

Dados consolidados de julho revelam pendências do Governo do Estado.
Relatório ainda alerta para possibilidade de paralisação nas obras da Arena.


Arena das Dunas, em Natal, é a mais atrasada entre os estádios da Copa do Mundo da FIFA 2014 (Foto: Canindé Soares/G1)Arena das Dunas, em Natal, é a mais atrasada entre os estádios da Copa (Foto: Canindé Soares/Cedida)
Um relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quinta-feira (8) afirma que existem pendências, por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que põem em risco o desembolso dos recursos do financiamento obtido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as obras com vistas à Copa do Mundo da FIFA 2014.
Consequentemente, ainda segundo o documento, tais pendências podem ocasionar interrupção nas obras da Arena das Dunas, em Natal. Desde esta quarta-feira (7), os 1.500 trabalhadores paralisaram os serviços e até o início da noite desta sexta-feira (9), não haviam retornado aos postos de trabalho. Eles cobram aumento salarial de 25% e obtiveram 12%. A direção do consórcio OAS Coesa, responsável pelas obras, ainda não se posicionou sobre esta paralisação.
Outro ponto do relatório do TCU é relacionada ao valor total contratado para a construção do estádio, que é de aproximadamente R$ 400 milhões. O Tribunal de Contas da União expôs que R$ 79,3 milhões foram utilizados na obra até julho deste ano. O número é equivalente a 20% do dinheiro estimado a ser empregado no empreendimento. O alerta é resultado da atualização das informações acerca do andamento das ações de governo para a realização da Copa do Mundo de 2014. No documento, estão especificadas as áreas de construção e reforma dos estádios, infraestrutura portuária e aeroportuária, além dos projetos de mobilidade urbana contratados até o mês de julho de 2012.
Demétrio Torres, da Secopa/RN (Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)Demétrio Torres: obras estão no prazo da FIFA
(Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)
Através de sua assessoria de imprensa, o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014, Demétrio Torres, afirmou que ainda não obteve acesso ao conteúdo do relatório. Ressaltou, entretanto, que “a situação da Arena das Dunas não é preocupante. Além disso, não existe nenhum impedimento legal que impeça o repasse do financiamento previsto para a obra do estádio”. Segundo Demétrio Torres, as obras do empreendimento que sediará os jogos no estado potiguar estão dentro do cronograma estabelecido pela FIFA.

Ricardo Araújo Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hoje, 2 de julho, Brumadinho registrou mais 14 exames positivos para o novo coronavírus.

Hoje, 2 de julho, Brumadinho registrou mais 14 exames positivos para o novo coronavírus.